ADUFPA promove seminário de combate ao racismo

Para marcar o mês da consciência negra, a ADUFPA promove no próximo dia 29 de novembro o Seminário “Combate ao racismo: resistência e lutas na Amazônia”. O evento vai ocorrer das 8h30 às 20h30, no Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA, e contará com debates, oficinas, apresentações culturais, exposições fotográficas e homenagens a docentes que se destacam na luta contra o racismo.

O principal debate do seminário terá a presença da professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rosineide Freitas, que também irá lançar a Cartilha de Combate ao Racismo, elaborada pelo Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Questões Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEDS) do ANDES-SN. O seminário terá ainda como debatedores docentes que integram grupos de pesquisa na área, além de militantes de movimentos sociais que atuam no combate ao racismo.

Segundo a professora Dalva Santos, diretora da ADUFPA e coordenadora do GTPCEDS da entidade, o seminário pretende ampliar o debate sobre o racismo na Amazônia. “Queremos que os docentes e demais membros da comunidade universitária assimilem a importância da luta contra o racismo, incorporando essa pauta de forma mais efetiva na luta sindical e fortalecendo ativamente os movimentos sociais de fora da Universidade, que atuam cotidianamente nesta luta”, afirmou Dalva.

Além dos debates e do lançamento da cartilha, o seminário terá apresentações musicais e oficinas de percussão, ritmos, Abayomi e turbantes e tranças. O evento irá encerrar com show cultural da banda Axé Dudu.

Os participantes do Seminário terão direito a certificados de 8 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui!