ADUFPA reúne com parlamentares para debater crise financeira da UFPA

A diretoria da ADUFPA reuniu na última quarta-feira, 4, com a assessoria do senador Zequinha Marinho (PSC/PA), que integra a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Na pauta, a crise financeira das universidades federais e a necessidade dos parlamentares defenderem a reversão da política de cortes orçamentários do governo federal.

Após a reunião, o gabinete do senador assumiu o compromisso, a pedido da ADUFPA, de articular uma reunião com toda a bancada paraense, para debater a situação orçamentária da UFPA e uma campanha em defesa da Universidade contra os cortes de verbas. A reunião está prevista para ocorrer neste mês de setembro, em data a ser definida.

A reunião com a assessoria do senador Zequinha Marinho faz parte das articulações e pressões feitas pela ADUFPA junto aos parlamentares federais paraenses, conforme aprovado em Assembleia Geral dos docentes da UFPA no último dia 22 de agosto. Na semana passada, a diretoria da entidade conversou com o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), que se comprometeu a ajudar no fortalecimento da luta em defesa da universidade pública.

Além de Zequinha Marinho e Edmilson Rodrigues, a diretoria da ADUFPA pretende reunir com todos os senadores do Pará e alguns deputados federais da bancada paraense. “A UFPA corre o risco de ter diversas atividades paralisadas a partir de setembro, por conta do corte de verbas. Então, é momento de fortalecer nossa luta nas ruas, pressionar parlamentares e ampliar o diálogo com os setores da sociedade que se dispuserem a assumir a defesa de nossa universidade”, destaca o diretor-geral da ADUFPA, Gilberto Marques.