Assembleia da ADUFPA vai debater Future-se e greve docente

A ADUFPA promove uma Assembleia Geral dos docentes da UFPA na próxima quinta-feira, 22, às 9h30, no hall da reitoria, para debater o Programa Future-se, os cortes no Orçamento da educação superior e uma possível greve da categoria.

Lançado pelo governo Bolsonaro em julho deste ano, o Future-se altera a configuração das universidades e institutos federais e ataca a autonomia universitária, ao repassar a administração das Instituições Federais de Ensino (IFE) para Organizações Sociais (OS). A expectativa da diretoria da ADUFPA é aprofundar o debate entre os professores da UFPA na Assembleia, além de discutir estratégias de fortalecimento da luta para barrar o Future-se.

Durante a Assembleia, os docentes da UFPA também irão iniciar a discussão acerca de um provável movimento grevista da categoria, como resposta dos professores das IFE para enfrentar os ataques do governo Bolsonaro.

A deliberação dos docentes da UFPA será levada para a Reunião do Setor das IFE, que vai ocorrer nos dias 24 e 25 de agosto, em Brasília, e vai analisar os resultados da rodada de assembleias que estão ocorrendo em todo o país para debater a construção da Greve Nacional da educação por tempo indeterminado.