Durante café da manhã, ADUFPA reúne com professores do ICSA

A diretoria da ADUFPA reuniu com professores do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) durante café na manhã de hoje, no Auditório da unidade acadêmica. De forma descontraída, os docentes dialogaram sobre a Reforma da Previdência, os cortes no orçamento da educação pública e estratégias de fortalecimento das lutas da categoria.

O diretor-geral da ADUFPA, Gilberto Marques, deu informes sobre a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/2019 e tirou dúvidas dos docentes sobre os impactos da Reforma da Previdência nas aposentadorias. “Apesar das mudanças no projeto original apresentadas pelo relator Samuel Moreira (PSDB-SP), a CSP-Conlutas, o ANDES-SN e a ADUFPA continuam com o posicionamento de rejeitar a proposta de Reforma da Previdência em sua totalidade”, afirmou Gilberto.

Ele destacou, ainda, o ato nacional em defesa da educação que vai ocorrer no dia 12 de julho, em Brasília, convocado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e apoiado pelas centrais sindicais, pelo ANDES-SN e pela ADUFPA. A manifestação deve ser reproduzida nos Estados. Em Belém, uma reunião das centrais sindicais nesta semana deve definir o local e horário do protesto.

O diretor da ADUFPA também informou sobre as movimentações do sindicato em defesa da UFPA e ressaltou a necessidade da academia dialogar e se aproximar mais da sociedade e dos movimentos populares. “O que estamos vivenciando não é um ataque isolado à UFPA ou ao sindicato, mas um ataque ao conjunto da instituição universidade pública. Por isso, estamos elaborando em conjunto com a Faculdade de Comunicação (Facom), para o segundo semestre, uma grande Campanha em Defesa da UFPA”, antecipou Gilberto.

Durante o café da manhã, alguns professores se filiaram à ADUFPA e os docentes do ICSA se colocaram à disposição para fortalecer o sindicato e as próximas mobilizações contra a Reforma da Previdência e em defesa da Universidade pública.

Além de Gilberto Marques, a reunião contou com a participação do diretor-geral do ICSA , Armando Lírio, da diretora-adjunta da ADUFPA, Edivânia Alves, e dos diretores da entidade Welson Cardoso e Ivan Neves. Nas próximas semanas, a diretoria da ADUFPA deve visitar novas unidades acadêmicas da UFPA.