Nova diretoria da ADUFPA é empossada

Com o desafio de barrar a Reforma da Previdência e defender a educação pública, a nova diretoria da ADUFPA foi empossada na manhã de hoje, 20, durante Assembleia Geral no Auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED) na UFPA.

A gestão que foi eleita no dia 9 de maio, terá um mandato de dois anos e tem como diretor-geral o professor da Faculdade de Economia da UFPA, Gilberto Marques, e a docente Edivânia Alves, do Instituto de Educação Matemática e Científica (Iemci) como diretora-adjunta. Além deles, foram empossados os outros 13 membros da diretoria e os integrantes do Conselho Fiscal.

Ao tomar posse, Gilberto Marques afirmou que a conjuntura política brasileira impõe grandes desafios ao movimento sindical, mas que as dificuldades não intimidam a nova diretoria da ADUFPA. “Não temos medo de encarar os desafios, pois nós acreditamos que é possível derrotar o governo Bolsonaro. Juntos com a CSP-Conlutas, outras centrais sindicais e entidades dos movimentos sociais, vamos estar nas ruas no dia 30 de maio e na Greve Geral do dia 14 de junho, para enterrar de vez a Reforma da Previdência”, garantiu Gilberto.

Ele defendeu, ainda, a autonomia sindical e as liberdades democráticas e criticou os cortes no Orçamento das Instituições Federais de Ensino. “Temos que defender a Universidade pública, para que ela tenha uma produção científica qualificada e referenciada socialmente, mas que tenha também a cara das mulheres, dos homossexuais, dos negros e negras, dos indígenas e do povo”, destacou o novo diretor-geral da ADUFPA.

A nova diretora-adjunta, Edivânia Alves, ressaltou os ataques aos direitos sociais que o povo brasileiro vem sofrendo diariamente e lembrou a Chacina ocorrida ontem, 19, no bairro do Guamá, para lembrar que a ADUFPA precisa ir além dos muros da Universidade, dialogando com a periferia, para ter um enfrentamento mais forte ao governo Bolsonaro. “Não é um ataque apenas à educação que estamos vivenciando. É um ataque de um nível de violência e barbárie que precisamos refletir e dialogar, buscando parcerias não apenas dentro da Universidade, mas também com o conjunto das organizações sociais que atuam nas periferias”, defendeu Edivânia.

Durante a Assembleia de posse, a presidente da Comissão Eleitoral, Ana Tancredi, apresentou o relatório detalhado do processo eleitoral e destacou a lisura e transparência do pleito.

A então diretora-geral da ADUFPA, Rosimê Meguins, agradeceu a todos que contribuíram com sua gestão e defendeu o fortalecimento da seção sindical para fazer frente ao desmonte do Estado e ao ataque aos direitos dos trabalhadores. “Precisamos mostrar que a coesão de nossa categoria é a única forma de nos rebelarmos e enfrentarmos o desmonte praticado por esse governo”, apontou Rosimê.

A Assembleia de posse da nova diretoria contou com a presença de representantes da reitoria da UFPA, do ICED, do ICSA, da Regional Norte II do ANDES-SN, da CSP-Conlutas, do Sindtifes, do Sinduepa, do DCE da Uepa, do Espaço Cultural Nossa Biblioteca, do vereador de Belém Fernando Carneiro (PSOL) e de ex-diretores da ADUFPA, entre eles o professor Romero Ximenes, que foi o primeiro diretor-geral da entidade.

Confira a nova gestão da ADUFPA:

Diretoria

Diretor Geral: Gilberto Marques (ICSA)

Diretora Adjunta: Edivânia Alves (IEMCI)

Secretário Geral: Adolfo Oliveira Neto (IFCH)

Secretário Adjunto: José Carneiro (Aposentado)

Tesoureiro Geral: Welson Cardoso (ICSA)

Tesoureira Adjunta: Luciene Medeiros (Aposentada)

Diretor de Política Sindical: Ivan Neves (EAUFPA)

Diretora Adjunta de Política Sindical: Rhoberta Araújo (ICED)

Diretor de Política Social: Ailton Miranda (EAUFPA)

Diretor Adjunto de Política Social: Andrey Faro (EAUFPA)

Diretora de Interiorização: Dalva Santos (Castanhal)

Diretor Adjunto de Interiorização: Nelivaldo Santana (Altamira)

Primeiro Suplente: Fátima Moreira (ICED)

Segundo Suplente: Marielson Guimarães (Breves)

Terceiro Suplente: Sandra Helena Cruz (ICSA)

 

Conselho Fiscal

Titular: Maria da Conceição Santos (ICED)

Titular: Edna Lima (EAUFPA)

Titular: Paulo Pinto (ICSA)

Suplente: Jovenildo Rodrigues (Ananindeua)

Suplente: Nádia Fialho (ICSA)

Suplente: Jurandir Novaes (ICSA)