III ENE vai debater projeto classista e democrático de educação

Com o tema “Por um projeto classista e democrático de educação”, a Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep) promove de 12 a 14 de abril, na Universidade de Brasília (UnB), o III Encontro Nacional de Educação (ENE). A ADUFPA participará do evento com uma delegação de professores da UFPA.

O objetivo do III ENE é aprofundar o diagnóstico do projeto do capital para a educação, tendo como perspectiva a construção de um Plano Nacional de Educação da classe trabalhadora, tomando como base a análise crítica e a atualização do PNE da Sociedade Brasileira.

Para estimular a discussão entre os participantes, as mesas de debates contarão com a participação de docentes, pesquisadores da área e representantes dos movimentos sociais. A primeira mesa, que irá abordar as lutas internacionais e nacionais pela educação pública, terá a presença das docentes Maria de La Luz Arriaga (México), Nara Cladera (França) e Virgínia Fontes (Brasil/UFF).

O III ENE terá oito eixos que serão debatidos nos grupos de trabalho: Conhecimento, Currículo e Avaliação; Formação de trabalhadores da educação; Trabalho na Educação e Condições de Estudo; Universalização da Educação, Acesso e Permanência; Gestão/Organização do Trabalho Escolar; Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-Raciais; Financiamento da Educação; e Organização da classe trabalhadora.

Em Belém, um Encontro Preparatório (Pré-ENE) promovido pela ADUFPA no último dia 30 de março debateu os eixos de discussão do evento nacional e preparou a intervenção da delegação paraense no III ENE.