Congresso em Belém vai preparar as lutas docentes do próximo período

Belém vai sediar entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2019 o 38º Congresso Nacional do ANDES-SN. Com o tema “Por Democracia, Educação, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos: em defesa do trabalho e da carreira docente, pela revogação da EC/95”, o evento vai reunir mais de 500 professores universitários de todo o país, para debater os desafios da categoria diante da conjuntura de fortalecimento de ideias conservadoras.

 

A expectativa da diretoria do ANDES-SN é que o 38º Congresso seja um dos maiores da história do ANDES-SN, por conta da conjuntura de ameaças à educação pública e às liberdades democráticas com a eleição de Jair Bolsonaro. “O Congresso será um momento fundamental para deliberarmos as ações do próximo período que perpassa pela construção da mais ampla unidade em defesa das liberdades democráticas, das instituições públicas e pela revogação das contrarreformas, em especial da Emenda Constitucional 95”, pontuou o presidente do ANDES-SN, Antônio Gonçalves.

 

Segundo a diretoria da ADUFPA, a realização do Congresso do ANDES-SN em Belém permitirá uma maior participação dos docentes da UFPA nos debates sobre os desafios gerais da categoria no próximo período, além de pautar nacionalmente as lutas dos povos da Amazônia, em especial de indígenas, quilombolas e trabalhadores do campo, que vêm sendo ameaçados pela mineração, pelo agronegócio e abertura de novas fronteiras agrícolas do capital na região.

 

Organizado pela ADUFPA, o Congresso terá como sede a UFPA. As Plenárias irão ocorrer no Auditório do Centro de Convenções Benedito Nunes e os grupos mistos de discussão irão se reunir no Mirante do Rio, no campus Básico. Apresentações culturais também estão previstas, para que os professores das diversas regiões do país possam conhecer um pouco mais da cultura amazônica.

 

Para que os docentes sejam bem recepcionados e a programação ocorra dentro do previsto, garantindo amplos e democráticos debates entre a categoria, a Comissão Organizadora Nacional do Congresso já esteve duas vezes em Belém, conhecendo o espaço e visitando as instalações físicas que irão sediar o maior fórum deliberativo dos docentes das Instituições de Ensino Superior.

 

A realização do 38º Congresso do ANDES-SN em Belém também vai iniciar as comemorações pelos 40 anos da ADUFPA, que se estenderão ao longo de 2019. Esta será a segunda vez que Belém sediará o maior fórum de deliberação dos docentes das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Em 2010, a ADUFPA organizou o 29º Congresso do ANDES-SN na UFPA, que reuniu mais de 300 professores de todo o país.