ADUFPA - Reunião conjunta dos setores do ANDES-SN aprova calendário de lutas

Associação de Docentes da UFPA

Seção sindical do ANDES-SN

Olá visitante

Login ▼

Publicado em 25/10/2017

Reunião conjunta dos setores do ANDES-SN aprova calendário de lutas

Em reunião conjunta entre os Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes), realizada no Rio de Janeiro (RJ) no dia 19 de outubro, os docentes deliberaram por participar ativamente do dia 10 de novembro, Dia Nacional de Lutas, Paralisação e Greve, que ocorrerá às vésperas da entrada em vigor da Contrarreforma Trabalhista.  

 

Outras datas também foram incluídas no calendário de mobilização dos docentes das Ifes, Iees e Imes. Em 27 de outubro, serão realizados atos nos estados, em conjunto com outras entidades sindicais, em defesa dos serviços públicos – a data antecede o dia do Servidor Público celebrado no sábado (28). Os docentes se mobilizarão ainda no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, e no Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta Contra a Violência Contra a Mulher, 25 de novembro. 

 

Ainda entre os encaminhamentos da reunião conjunta estão a realização de reunião com Fasubra, Sinasefe e movimento estudantil para definir ações em defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior; e a apresentação de propostas de ações conjuntas na reunião que debaterá a reorganização da classe trabalhadora no dia 11 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). 

 

Alexandre Galvão, secretário-geral do ANDES-SN, afirma que a reunião foi importante e que, a partir dos relatos das seções sindicais presentes, foi evidenciada a necessidade de aumento da mobilização em unidade com outros setores. “A conclusão é que precisamos retomar e aumentar a mobilização, em conjunto com outras categorias de trabalhadores, para construir uma nova Greve Geral e barrar os ataques dos governos aos nossos direitos e à educação pública”, comenta. 

 

A reunião dos dois setores do ANDES-SN ocorreu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no mesmo dia em que foi lançada na Frente Nacional em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas. O Setor das Iees/Imes realizou reunião própria na sexta (20) e o Setor das Ifes na sexta e no sábado (21), ambas na capital fluminense. As reuniões do final de semana definiram por encaminhar a adesão dos docentes, em unidade com as demais categorias de trabalhadores, à paralisação do dia 10 de novembro, para tanto, as seções sindicais realizarão assembleias gerais pautando o encaminhamento.

 

Fonte: ANDES-SN